Não procure culpados

Não culpe o mundo ou os demais pelos seus fracassos

Uma das cenas mais marcantes do cinema. Rocky Balboa, já velho, decide voltar a lutar e seu filho, já crescido, reclama com o pai das piadas que escuta dos seus amigos. “Você não se importa que façam piadas de você? Mas elas me prejudicam”, alega o filho.

Rocky Balboa então fala algo que todo pai deveria dizer ao seu filho. De maneira resumida, as palavras dele foram estas: “Você deixa as pessoas colocarem o dedo na sua cara e dizer que você não é bom o suficiente. E quando as coisas ficam difíceis, você procura alguém ou algo para culpar. Saiba que o mundo é um lugar cruel. E ninguém vai bater mais forte que a própria vida. Mas quem sabe o seu valor, mesmo apanhando da vida, segue em frente, sem buscar culpados”.

Uma coisa muito importante para ensinar a nossos filhos é esta: não culpe o mundo ou os demais pelos seus fracassos. Sabemos que o mundo em que vivemos não fará nada para que eles tenham sucesso. Só depende deles. Na minha vida de empreendedor, tenho aprendido que nem todos estão dispostos a apoiar seus projetos ou empreendimentos. Mas isso não pode ser motivo para desistir. Não é culpa deles. Só depende de mim.

Quando algo acontecer, observe a reação do seu filho. Ele assume o seu erro e fracasso ou tem o hábito de culpar os demais?

Oração: Senhor, quero ensinar os meus filhos a assumir os seus erros e fracassos, sem buscar culpados. Amém!

Versículo base: Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa do meu pecado. (NVI) Salmos 38:18

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *