Don Diamond
Essa é uma história pouco conhecida, mas verdadeira. Em 1960, os Estados Unidos viviam o auge da segregação racial, onde haviam lugares destinados a brancos e outros a negros. Um negro, conhecido como Don Diamond, decidiu rebelar-se contra o sistema de segregação, e cada vez que ingressava a um determinado lugar, ele ia diretamente a zona destinada aos “brancos” e lá se sentava.
Obviamente, Don Diamond não era atendido ali e era alvo da indignação, ofensas e agressões de várias pessoas. Don Diamond, no entanto, não falava nada. Seu protesto era silencioso e pacífico. Apenas ficava ali sentado e resistia o máximo de tempo que fosse possível.
Essa história me ensina que sempre é possível fazer algo. Sem armas, sem gritos e sem violência, Don Diamond lutava por algo simples, que era seu direito de estar em qualquer lugar e não ser discriminado por sua raça ou cor. Ele nunca ofendeu ninguém, nunca atacou ninguém. E de uma maneira extremamente inteligente, fez valer o seu protesto.
Talvez eu e você tenhamos coisas pelas quais lutar. E não estamos usando as armas adequadas. É provável que brigamos, discutimos e por vezes, até ofendemos outras pessoas para fazer valer nossa “posição“. No entanto, “a mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz”, Romanos 8:6.
Oração: Senhor, quero aprender desta história. Quero ter a sabedoria para saber como agir e fazer valer minha posição e meus direitos, sem gritos, ofensas ou ataques. Amém!
Versículo base: Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. (NVI) Romanos 8:5-8