Sistema de travagem “homem morto”
O que aconteceria se você estivesse a bordo de um trem, cujo maquinista teve um mal-súbito e desmaia ou até mesmo morre? Para precaver-se de situações como esta, foi desenvolvido um sistema de travagem chamado de “homem morto“, criado para frear ou reduzir a velocidade em um trem, se durante 30 segundos não for acionado nenhum comando por parte do maquinista. Para isso, existe no painel do maquinista um botão que precisa ser pressionado, pelo menos uma vez a cada 30 segundos, para que o trem saiba que ele, o maquinista, esta ali, operativo e consciente.
Esse botão se parece em certo modo a oração. Por meio da oração, nos conectamos com Deus e mostramos a Ele que estamos “operativos espiritualmente”. Mas se passamos muito tempo sem orar, nosso Deus precisa acionar o sistema “homem morto” e dar um “freio” em nossas vidas, reduzir a velocidade e isso pode atrasar a nossa viagem e impedir-nos de chegar a nossos objetivos.
Por outro lado, o sistema “homem morto” existe para protege-lo. Se não estamos 100% conectados no controle da nossa vida, é preciso reduzir a velocidade e com isso, evitar acidentes. Mas se estamos totalmente focados e conectados com Deus e o Espírito Santo, podemos nós mesmos determinar o ritmo da nossa viagem, com segurança.
Oração: Senhor, nesta viagem chamada vida, quero estar sempre conectado contigo e com o Espírito Santo. Amém!
Versículo base: Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. (NVI) 1 João 4:13