Mulher virtuosa, quem a achará?

Paola Velandia, mulher virtuosa. Proverbios 31:10

Estava lendo alguns artigos sobre a mulher nos dias de hoje e talvez o ponto central de tudo que eu li foi este: hoje, as mulheres tem o poder de escolher. Diferente do passado, onde as mulheres estavam destinadas a um lugar específico em nosso mundo, hoje, há muito mais liberdade para que a mulher possa decidir o lugar que ocupará na sociedade, e isso é muito positivo, desde o meu ponto de vista. No entanto, é preciso ter cuidado na escolha a ser feita.

Pensando nisto, busco na Bíblia o que ela fala sobre o papel da mulher. E o texto de Provérbios 31, além de ser um dos mais belos da Bíblia, nos traz um grande desafio: encontrar a mulher a virtuosa. Você pode ler o texto completo a partir do verso 10, mas quero destacar aqui algumas características da mulher virtuosa: ela é trabalhadora (versos 13-15), ela é empreendedora (versos 16-18 e 24), ela ama o próximo (versos 20-21), ela honra o seu marido (verso 23), ela tem esperança (verso 25) e ela é sábia (verso 26).

Eu leio Provérbios 31 e só posso agradecer a Deus, porque encontrei a mulher virtuosa. Ela se chama Paola e é minha esposa. E sou mais grato ainda a Deus, porque sei que ela teve a liberdade de escolher ser a mulher virtuosa. Entre tantos protótipos diferentes de mulheres que a sociedade oferece, ela usou sua liberdade de escolha para decidir ser a mulher de Provérbios 31, a mulher virtuosa, aquela que é difícil de ser encontrada.

Meu desejo hoje é que muitas mulheres possam usar o seu poder de escolha para decidir ser a mulher virtuosa de Provérbios 31.

Oração: Senhor, sou grato a ti por ter colocado uma mulher virtuosa em meu caminho. Amém!

Versículo base: Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas. (NVI) Provérbios 31:10-31

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *