A negociação
Em Gênesis, capítulo 18, vemos um dos relatos mais interessantes da Bíblia. É até divertido ler esta história e imaginar a cena. Deus comunica a Abraão que irá destruir duas cidades, Sodoma e Gomorra, por causa dos seus pecados. “Disse-lhe, pois, o Senhor: ‘As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei’.” (Gênesis 18: 20).
Abraão então começa a “negociar” com Deus. “Exterminarás o justo com o ímpio? E se houver cinqüenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinqüenta justos que nele estão? Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” (Gênesis 23-25). Deus então aceita sentar-se a mesa de negociação e responde: “Se eu encontrar cinqüenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles” (verso 26).
A negociação se torna interessante, porque Abraão, preocupado porque era possível que não houvessem 50 justos nas cidades, começa então a baixar o número de justos na cidade. E se forem apenas 45? E se são apenas 40? E se forem somente 30? E se são apenas 20? E se são tão somente 10?
São muitas as particularidades desta história, mas uma delas, sem duvida foi a paciência de Deus com Abraão, respondendo-lhe cada pedido, sem jamais irritar-se. E em todas ele concedeu ao pedido de Abrão até chegar aos 10: “Por amor aos dez não a destruirei” (verso 32)
Mas não haviam 10 justos em Sodoma e Gomorra. Infelizmente. Eram apenas 4. Me pergunto como seria se Abraão não tivesse terminado a negociação nos 10 justos. Vejo no verso 33 que quem encerrou as negociações não foi Deus e sim, Abraão. Fato é que Somodoma e Gomorra foram destruídas, mas não sem antes retirar os 4 justos da cidade.
Essa história me ensina que há um Deus no céu, esperando para negociar comigo. Ele está disposto a sentar na mesa de negociação e ouvir, com paciência as minhas petições.
Oração: Senhor, eu sei que cada manhã tu me esperas, com paciência, para conversar comigo. Quero Senhor, cada dia, apresentar diante de ti as minhas necessidades. Amém!
Versículo base: “Assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou; seu nome é Senhor: ‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.” (NVI) Jeremias 33: 2-3
Achei interessante a conversa e paciência de Deus com Abraão. Percebi algumas coisas. 1. O que Deus fala Deus cumpre. (As cidades foram destruídas).
2. Ser paciente no absoluto só Deus é,mas tudo tem seu limite . Pv. 29.1.
3. Vi que o amor dele pelos seus é imenso. Conservou lo e suas filhas.
4 . vi também que Deus pune os desobedientes. (A mulher se converteu em uma estátua de sal). Etc.
Estou estudando a bíblia depois que participo da. HORA DE ORAR. Parabéns.boa plataforma