Qual é o sentido da lei?
Todo o capítulo 9 de João narra a cura de um cego de nascença, que deixou perplexo o povo e indignados os religiosos. Os líderes fariseus estavam mais preocupados em negar o milagre, questionando diversas vezes se aquele homem era de fato cego e foi curado. “Os judeus não acreditaram que ele fora cego e havia sido curado enquanto não mandaram buscar os seus pais,” João 9:18. Também estavam indignados por Jesus ter curado no sábado. “Alguns dos fariseus disseram: “Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado”, João 9: 16.
Naquele tempo, os fariseus estavam mais cegos que aquele homem curado por Jesus. Eles não eram capazes de entender o verdadeiro propósito da lei. A lei e os costumes passaram a ser mais importantes que o amor. O fato de Jesus ter curado no sábado foi considerado “trabalho” e portanto, transgredia a lei. Finalmente, para os fariseus, amar não era uma necessidade. Eles pensavam que bastava cumprir a lei. Estavam cegos.
Por isso foi necessário que Jesus viesse para dar o verdadeiro sentido da lei, que Jesus resumiu em: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” e “Ame o seu próximo como a si mesmo”, Mateus 22: 37 e 39.
Pergunto então a você: se o verdadeiro sentido da lei é o amor, como eu trato os ladrões, os homossexuais ou os estupradores? Eu desejo o mal ou a morte para algum deles? Saiba que foi por eles que Jesus veio ao mundo. “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores,” Marcos 2: 17. Podemos parafrasear esse versículo dizendo: “Eu não vim para chamar os justos, mas os ladrões….” ou “Eu não vim para chamar os justos…. mas os homossexuais”…. ou ainda…. os “estupradores”.
Se você deseja o mal ou a morte de quem quer que seja é porque ainda não entendeu o verdadeiro sentido da lei de Deus. Como um fariseu.
Oração: Senhor, quero entender o verdadeiro sentido da tua lei, que é o amor. Me ensina a amar mesmo aqueles que é difícil de amar. Amém!
Versículo base: Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com “pecadores” e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’? ” Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”. (NVI) Marcos 2: 16-17