Silêncio ruidoso

Era Agosto de 2018 e estava programada uma luta de boxe nos Estados Unidos entre o lutador americano Curtis Harper e o nigeriano Efe Ajagba. Os dois boxeadores estão no ringue, eles se cumprimentam, como de costume neste esporte, e logo, cada um vai para o seu canto do quadrilátero. Soa o gongo para começar a luta e de maneira inesperada, Curtis Harper desce do ringue e abandona a luta, perdendo por abandono.
Mas o que aconteceu? Por que Curtis Harper abandonou inesperadamente a luta? O abandono da luta foi a forma que Harper encontrou para protestar contra o seu empresário, que segundo ele, o havia enganado com relação as valores a receber pela luta.
Sem entrar no mérito do caso, pois não o conheço em detalhes, encontro um homem que protestou de maneira silenciosa, mas que ao mesmo tempo, fez grande ruído e certamente trouxe a atenção de todos para a sua situação. Me faz lembrar de Provérbios 17, versos 27 e 28: “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno. Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento”.
Guardar silêncio e retirar-se de uma briga, algumas vezes, é a decisão mais sabia. Quando os ânimos estão exaltados, retire-se. Não brigue mais. Guarde silêncio, pois o sábio é comedido no falar e até um insensato pode passar por sábio, se guardar silêncio. E em alguns casos, como nesta história, o silêncio foi mais ruidoso do que mil palavras gritadas em autofalantes.
Oração: Senhor, eu quero aprender a guardar silêncio quando devo fazê-lo. Revela-me Senhor, quando chegar o momento de calar e ajuda-me a ser comedido no meu falar. Amém.
Versículo base: “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno. Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento”. (NVT) Provérbios 17:27-28