Como ovelhas sem pastor

Em Marcos, no capítulo 6, encontramos a primeira multiplicação de pães e peixes, milagre realizado por Jesus. E se bem este registro da história ficou famoso pelo milagre de alimentar 5 mil homens e possívelmente outras 5 mil mulheres e talvez mais 5 ou 10 mil crianças, é interessante analisar com atenção essa porção da palavra para ver que o foco de Jesus era outro. Alimentar aquelas pessoas não foi mais que um ato secundário e de menor relevância para o filho de Deus.
Podemos ver isso já no verso 36, quando diz que “quando Jesus saiu do barco, viu a grande multidão e teve compaixão dela, pois eram como ovelhas sem pastor.” Podemos ver que Jesus não se compadeceu deles por que podiam ter fome ou necessidades materiais. O que o comoveu profundamente, foi ver que “eram como ovelhas sem pastor”.
Aqueles homens e mulheres não deveriam ser como ovelhas sem pastor. Era tarefa dos líderes fariseus pastorear cada uma daquelas pessoas. Esses lideres, no entanto, tinham outras preocupações maiores, entre elas, julgar e condenar os pecadores, buscar posições de respeito e fazer articulações políticas. Não havia tempo e nem mesmo interesse, em pastorear aquelas ovelhas. E a palavra nos diz, no mesmo verso 36 que Jesus “começou a lhes ensinar muitas coisas”.
Eu convido você a trazer essa reflexão para dentro da sua casa. Seus filhos, esposo ou esposa, são como ovelhas sem pastor? Tem você tomado tempo para ensinar e pastorear a essas “ovelhas” que o Senhor colocou na sua vida? Ou você está muito ocupado em prover o alimento, mas não se compadece ao ver sua família distante dos caminhos do Senhor?
Que o Senhor abra os seus olhos, para ter compaixão pelas ovelhas sem pastor.
Oração: Senhor, quero ser pastor na minha casa, quero estar atento e sentir compaixão não apenas das necessidades materiais daqueles que me cercam, mas também, das necessidades espirituais, tomando tempo para ensinar a palavra e não apenas para trazer o pão a mesa. Amém.
Texto base: 36 Quando Jesus saiu do barco, viu a grande multidão e teve compaixão dela, pois eram como ovelhas sem pastor. Então começou a lhes ensinar muitas coisas. 35 Ao entardecer, os discípulos foram até ele e disseram: “Este lugar é isolado, e já está tarde.36 Mande as multidões embora, para que possam ir aos campos e povoados vizinhos e comprar algo para comer”. 37 Jesus, porém, disse: “Providenciem vocês mesmos alimento para eles”. “Precisaríamos de muito dinheiro para comprar comida para todo esse povo!”, responderam. 38 “Quantos pães vocês têm?”, perguntou ele. “Vão verificar.” Eles voltaram e informaram: “Cinco pães e dois peixes”. 39 Então Jesus ordenou que fizessem a multidão sentar-se em grupos na grama verde.40 Assim, eles se sentaram em grupos de cinquenta e de cem. 41 Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e os abençoou. Então, à medida que ia partindo os pães, entregava-os aos discípulos para que os distribuíssem ao povo. Também dividiu os peixes para que todos recebessem uma porção.42 Todos comeram à vontade,43 e os discípulos recolheram doze cestos com os pães e peixes que sobraram.44 Os que comeram foram cinco mil homens. (NVT) Marcos 6: 36-44
Irmão Bernardo, como sou abençoada através dos seus devocionais. Que o nosso Senhor Jesus continue lhe dando inspiração para alcançar muitas almas através do seu trabalho. Deus o abençoe sempre.
Irmã Beatriz, grato pela mensagem que nos motiva a seguir a obra que o Senhor nos delegou. Deus te abençoe sempre!