Você vive o amor de 1 Coríntios 13?
Todos conhecemos a passagem de 1 Corintios 13, que define o que é o amor. Esta passagem fala de todas as qualidades do amor: paciente, bondoso, não é invejoso e por aí vai. É fácil ler esta passagem e entender o que é o amor, embora seja difícil vive-lo realmente.
Tive a oportunidade de pregar sobre o amor, no ultimo domingo, na igreja em que congrego. E para identificar claramente se vivemos o amor de 1 Coríntios 13, fizemos um exercício bem simples: substituir a palavra amor em 1 Coríntios 13 pelo meu proprio nome. E então verificar: será verdade tudo que ali está escrito?
Te convido para fazer comigo o exercício, com 1 Coríntios 13: 4-7:
“Bernardo (aqui diga seu nome) é paciente, Bernardo é bondoso. Bernardo não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Bernardo não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
Bernardo não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Bernardo tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Ao ler esta passagem desta forma, posso perceber claramente quantas coisas precisam ser transformadas em mim e o quão distante estou de viver verdadeiramente o amor de 1 Coríntios 13. Mas quero aprender e viver-lo.
E você?
Oração: Senhor, preciso da tua ajuda para viver o amor de 1 Coríntios 13. Me ensina a amar conforme a tua palavra. Amém!
Versículo base: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (NVI) 1 Coríntios 13: 4-7