Uma canção triste e vazia
Quando estava com um familiar hospitalizado, recebemos uma canção, enviada por uma amiga deste familiar, que não era cristã. Ao escutar a canção, foi inevitável perceber que se tratava de uma canção triste e vazia.
A canção era triste, porque falava apenas de dor e tristeza, que todos enfrentamos. A vida não é fácil, ela traz seus desafios e seus momentos difíceis. Ademais, cada um enfrenta suas próprias lutas de aceitação pessoal, sentimentos, e muitas vezes, depressão.
Mas a canção também era vazia, pois não apresentava uma verdadeira saída para esta dor e tristeza. Apenas dizia “vai passar”, mas sem indicar um caminho.
Refletindo sobre a canção, constatei que assim vivem as pessoas que não conhecem o amor de Deus. Elas sentem dor e tristeza, que algumas vezes, nós cristãos também sentimos. No entanto, nós sabemos qual é o caminho para livrar-nos desta tristeza. Nós sabemos onde buscar consolo e refúgio. E o nosso “vai passar” não é uma esperança vazia. Sabemos onde ir e encontrar a paz que excede todo o entendimento.
O salmista sentiu dor e tristeza. E perguntou-se a si mesmo: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?”. Mas ele mesmo sabia a resposta. E então, respondeu a si mesmo: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.”
Oração: Senhor, por vezes, eu sinto dor e tristeza em minha alma. Assim como o salmista, eu me pergunto de onde vem a minha tristeza. Mas eu também sei que é em ti que tenho esperança. Amém.
Versículo base: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” (ACF) Salmos 42:11