Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito

Confúcio certa vez disse:

Uma semente cresce silenciosamente, mas uma árvore, quando cai, faz um grande ruído. Na destruição, há muito ruído, mas o crescimento é silencioso. Esse é o poder do silêncio. Cresça silenciosamente.”

Confúcio

É muito interessante a frase de Confúcio. Ela mostra que crescemos é no silêncio, e não em meio ao ruído, gritos e confusão. Gosto de dizer que quem se prepara em silêncio, celebra em alta voz sua vitória. Mas quem se prepara alardeando e menosprezando os seus adversários, se irá em silêncio depois da derrota.

E na Bíblia também aprendemos muito sobre o silêncio e sua importância. Tiago, no capítulo 3, chega a afirmar que “se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo“. Podemos observar que Tiago chama de PERFEITO o homem que domina o seu falar. Com isso, Tiago nos mostra que talvez o maior desafio que qualquer um de nós poderá enfrentar é dominar a sua língua. E quando penso em todas as bobagens que eu já disse, me dou conta de quão certa é essa palavra.

Salomão concorda com Tiago. E em Provérbios chega a afirmar que “até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento” (Provérbios 17:28). O silêncio então, é útil até para ocultar minha ignorância.

A reflexão de hoje então é esta: você tem sido prudente no seu falar? Você sabe guardar silêncio quando necessário? Peça Deus sabedoria, e Ele mostrará quando falar e quando calar.

Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito – Devocional Diário

Oração: Senhor, quero ser prudente no meu falar e saber quando calar. Me ajuda Senhor, a dominar a minha língua. Amém.

Versículo base: Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. (NVI) Tiago 3:2-3


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *