O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade
Conta-se que dois amigos, estudantes de direito, haviam passado o fim de semana de festa e não estudaram para uma prova que teriam na segunda-feira pela manhã. Para não ter uma nota baixa na prova, decidiram inventar uma desculpa para não fazê-la naquele dia. A prova estava marcada para às 8 da manhã, mas os dois alunos chegaram na universidade apenas as 10 horas da manhã, completamente sujos de graxa.
– “Nosso carro teve um problema mecânico, e levamos 2 horas para consertá-lo, por isso, não foi possível chegar a tempo.”
O professor disse que não havia nenhum problema, que poderiam fazer a prova no dia seguinte. Com isso, os dois alunos estudaram o resto do dia na segunda-feira, até tarde da noite, para assim, apresentar a prova na terça-feira.
No dia seguinte, o professor colocou cada aluno em um canto da sala, e entregou a cada um, uma única folha, com apenas 3 perguntas:
– Em qual rua o carro teve um problema mecânico?
– Qual foi o problema identificado no carro?
– Qual era a marca do carro?
No final, uma observação: “eu sei que nenhum dos dois tem carro. Mas se as respostas de vocês dois concordarem, eu entrego a prova real. Os advogados, sempre obramos com a verdade.”
Um atributo inquestionável de Deus é a verdade. Nosso Deus ama a verdade e odeia e a mentira. Isso está registrado em Provérbios, no capítulo 12, verso 22. Ali diz que “o Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade”.
Ainda sabendo dessa verdade, nós mentimos. Como é fácil sair uma mentira dos nossos lábios. Até criamos atributos favoráveis para uma mentira, como “mentira piadosa” ou “mentira inocente“, e que algumas mentiras “não fazem mal a ninguém“. Alguns até dizem que “mentem por amor” ou “para proteger”.
Meu amado irmão, mentira é mentira e aborrece o nosso Deus, que ama a verdade. E no versículo de hoje, podemos ver que não apenas a ama, mas “se deleita” com ela.
Que Deus possa deleitar-se com o seu falar. Todos os dias e em todos os momentos.
Oração: Senhor, eu quero ser alguém que sempre fala a verdade. Não permita que a mentira saia da minha boca. Amém.
Versículo base: O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. (NVI) Provérbios 12:22
Graça e paz, muito edificante a palavra acima parabéns ao escritor.
Grato.
Edinan