“Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim”
A carta de Paulo a Filemom é um dos livros do novo testamento e contem apenas 1 capítulo. A carta foi escrita enquanto Paulo estava preso em Roma e tinha um propósito específico: pedir a Filemom que recebesse de volta a Onésimo.
Onésimo era um escravo de Filemom. Certo dia, esse escravo roubou o seu amo e fugiu, razão pela qual terminou em uma prisão romana, junto com Paulo. Ali, junto a Paulo, conheceu do amor de Deus e aceitou a Cristo. Então Paulo decide enviar a carta a Filemom anunciando a novidade: “apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso, ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim,” Filemom capítulo 1, versos 10 e 11.
Como Onésimo, eu também antes era inútil para Deus e seu reino aqui na terra. Vivia minha vida apenas para satisfazer meus desejos e minhas vontades, em uma vida que não era conforme a vontade de Deus. Precisei passar por minha “prisão”, onde pude entender que os planos de Deus para minha vida eram maiores que os meus. E foi quando nasceu este ministério, que hoje é útil para estabelecer o reino de Deus aqui nesta terra.
Como você tem servido o reino de Deus aqui na terra? Você tem sido útil? Você tem servido em sua igreja local?
Ore a Deus agora e pergunte a Ele como pode servi-lo.
Oração: Senhor, quero ser útil ao teu reino aqui na terra. Mostra-me como eu posso te servir. Estou disposto a fazer qualquer coisa que seja do teu agrado. Amém.
Versículo base: Apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim. Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração. Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho. Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado. Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão. Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim. Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta. Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei — para não dizer que você me deve a sua própria pessoa. (NVI) Filemom 1:10-19