Só acontece com os outros
Esta é uma reflexão difícil de escrever, mas necessária.
Estamos próximos a uma semana de festividades, com a chegada do natal. Um tempo de alegria, de compartilhar em família, mas também uma época onde muitos acidentes acontecem. Nós já sabemos o que haverá nos noticiarios, mas não nos importamos, porque só acontece com os outros, verdade? Pessoas que no ano passado viram os noticiarios de mortes no transito ou queimaduras com fogos de artifício serão as vitimas desta vez. Porque? Por causa dessa mentalidade: só acontece com os outros.
Mesmo sem admitir, esse é o pensamento de muitos de nós: “pessoas vão sofrer acidentes com fogos de artifício, mas eu vou soltar fogos, porque isso só acontece com os outros.” Ou este: “pessoas irão morrer em uma ultrapassagem forçada ou por excesso de velocidade, mas isso não me preocupa, porque isso só acontece com os outros.” E mais este: “sim, pessoas alcoolizadas provocam acidentes, mas isso não acontece comigo, eu posso beber e dirigir que nada vai acontecer. Só acontece com os outros”.
Quem força uma ultrapassagem ou excede os limites de velocidade, quem bebe e dirige ou quem insiste em comprar fogos de artificio, ainda que não reconheça, tem os pensamentos citados acima. A grande mentira de que “só acontece com os outros”.
A Bíblia diz que ese homem é tolo: “O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.” Já o homem “prudente vê bem onde pisa”. (Provérbios 14: 15-16). O convite então é ser sabios e cautelosos, evitando o mal e cuidando bem onde pisamos.
Por favor, tenha cuidado nestas festas. Se for viajar, evite ultrapassagens forçadas, evite exceder os limites de velocidade. Se beber, não dirija. E não compre fogos de artifício. Acidentes acontecem, e não é só com os outros.
Oração: Senhor, eu quero agir com prudência, não apenas agora neste final de ano, mas em todos os momentos da minha vida. Me ensina Senhor a ser sabio e cauteloso, evitando o mal. Amém!
Versículo base: “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa. O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.” (NVI) Provérbios 14: 15-16