Alguém a sua volta precisa da sua ajuda?
Conta-se que um homem estava preso por espionagem e possuía em seu poder informação valiosa para o governo. Este homem recebeu uma carta do seu pai, que dizia:
– “Filho, eu queria que você estivesse aqui para me ajudar a arar o jardim e plantar tomates. Agora, não tenho ninguém que me ajude e terei que fazer isso sozinho”.
Alguns dias depois, o homem que estava preso, respondeu a carta ao seu pai dizendo:
– “Pai, por favor, não faça nada no jardim, pois tenho ali algo importante. Quando eu saia da cadeia te contarei do que se trata”
Não passou nem 1 hora do envio da carta, a inteligência e o exército rodearam a casa. Cavaram cada metro de terra no jardim do idoso.
Uma semana depois, o filho preso enviou outra carta ao seu pai:
– “Querido pai, espero que a terra tenha sido bem arada pela polícia. Agora, o senhor pode plantar seus tomates. Queria muito estar aí para ajudar, mas farei o possível mesmo a distância.”
Não são poucas as vezes que pensamos não poder ajudar a alguém. E é possível que, em muitos casos, o que falta mesmo é boa vontade ou algo de criatividade. Quem sabe, com alguns poucos minutos de dedicação, é possível pensar em alguma solução que possa ajudar quem precisa.
No texto de hoje, os israelitas lutavam contra os amalequitas. A Bíblia nos conta que “enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam“. Arão e Hur, que estavam ao lado de Moisés, ao perceber poderiam ter apenas tentado motivar a Moisés dizendo: “Aguenta firme, você consegue“. Eles tiveram atitude: “eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol“.
Alguém a sua volta precisa da sua ajuda? Você tem certeza que não há nada que pode ser feito?
Oração: Senhor, quero ajudar o meu próximo. Mostra-me como posso fazê-lo. Amém.
Versículo base: Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. (NVI) Êxodo 17:10-12