Trabalho de Sísifo

Desenho da silueta de sisifo subindo a pedra na montanha
DISPONÍVEL TAMBÉM EM ÁUDIO

Na mitologia grega, Sísifo era o mais astuto dos mortais. Ele enganava os deuses, driblou a morte algumas vezes e sempre se saía bem com suas artimanhas. Até que ele morreu de velho e foi condenado pelos deuses a, por toda a eternidade, rolar uma grande pedra de mármore com as próprias mãos até o ponto mais alto de uma montanha. No entanto, cada vez que ele estava quase chegando no topo, uma força puxava a pedra montanha abaixo, obrigando-o a começar tudo novamente. Logo, surgiu a expressão “trabalho de Sísifo” para aquele grande esforço, inútil e cansativo, quando sempre voltamos ao mesmo lugar. “Trabalho de Sísifo” então, é aquele trabalho sem propósito, inútil, cansativo e interminável. E tenho certeza de que cada um de nós tem algum “trabalho de sísifo”.

A minha esposa ensina um conceito muito interessante para suas alunas: existem tarefas de ocupação e tarefas de produção. Qual a diferença? As tarefas de ocupação te mantem ocupado, mas as tarefas de produção te aproximam mais dos seus objetivos. Por issso, existem pessoas que estão ocupadas o dia inteiro, mas nada produzem ou nunca alcançam as suas metas. Lembro da esposa de um amigo, que lavava a calçada da sua casa todos os dias. Um clássico exemplo de “trabalho de sísifo”. Outro exemplo é aquele homem que fica 5 horas lavando seu carro no sábado, deixando de passar tempo de qualidade com sua familia.

A reflexão de hoje é esta: revise as atividades do seu dia a dia, para que possa trabalhar naquilo que te aproxima mais dos seus objetivos. Diminua as tarefas de ocupação e adicione mais tarefas de produção.

Oração: Senhor, quero trabalhar para alcançar meus objetivos e evitar trabalhos de ocupação, que apenas tomam meu tempo. Amém!

Versículo base: Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. (NVI) 1 Coríntios 15:58


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *