A teoria do caos
A teoria do caos começou a ser estudada nos anos 60, com o meteorologista americano Edward Lorenz que estudava o impacto que pequenas coisas poderiam ter no futuro. Para resumir algo muito complexo, vou ilustrar com uma história fictícia.
Você tem 22 anos e está convidado para uma festa de aniversário. Nesta festa de aniversário, você vai conhecer a mulher da sua vida, com quem vai casar, ter filhos e morar no exterior, como diretor de uma grande empresa. Você pega o ônibus para ir a essa festa, mas se confunde, toma o ônibus errado, termina no outro lado da cidade e finalmente nunca chega a festa. A teoria do caos diz que, esse pequeno detalhe de pegar o ônibus errado, trouxe caos total a sua vida, e você nunca conhecerá essa mulher. Você terminará casado com outra pessoa, nunca sairá da sua cidade e será um vendedor de carros em uma concessionaria. Tudo porque pegou o ônibus errado. Finalmente, a teoria do caos nos diz que cada pequeno detalhe muda toda a nossa vida. E isso acontece todo o tempo, repetidas vezes.
Não sou ninguém para refutar a teoria do caos. E acredito que sim, cada detalhe ou decisão que eu tomo, tem impacto no meu futuro. No entanto, creio no Deus que redireciona caminhos, que traz de volta “ordem ao caos”, que promove novos encontros e oportunidades. Eu creio em um Deus que me ajuda a tomar o ônibus certo ou que permite que eu tome o ônibus errado, porque tem melhores planos para mim, ainda que eu não possa ver dessa forma.
Gênesis 1:2 diz que “A terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo“. Este era o caos. Mas o Senhor veio estabelecer a ordem e clareza: “Disse Deus: ‘Haja luz’, e houve luz.”
Nosso Deus traz de volta ordem ao caos. Você crê?
Oração: Senhor, traz ordem ao caos que há na minha vida. Traz a tua luz, para que eu possa ver com claridade o que preciso fazer. Amém!
Versículo base: No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz. (NVI) Gênesis 1:1-3