A luta do homem e da mulher

Casal discutindo. Colossenses 3:13

Alguns anos atrás, escutei uma das pregações que mais me marcaram em toda a minha vida. O Pr. Henry Pabon, da Igreja El Lugar de Su Presencia em Bogotá, na Colômbia, falou sobre a luta que o homem e a mulher travam nos seus relacionamentos. Lutas diferentes, dentro de um mesmo contexto.

A luta da mulher é a com a insatisfação. As mulheres tem fama de “reclamar”, mas a origem dessa imagem vem justamente da batalha interna que enfrentam todos os dias. E que nasce da sua própria essência: elas são sonhadoras. Esse caráter sonhador cria expectativas e a falta de uma comunicação clara entre o casal faz com que as expectativas se transformem em frustração. E a frustração se transforma em queixa e em insatisfação. A insatisfação é a batalha da mulher.

A luta do homem é permanecer. Vemos muitos casos de homens que abandonam as suas famílias e são muito raros os casos em que uma mulher o faça. Esposa e filhos não são descartáveis e o homem sabe disso, mas na sua mente a batalha existe e ele sempre pensa que simplesmente ir embora é uma opção. E quando um homem abandona a sua casa, ele perde essa batalha. Permanecer é a batalha do homem.

O que fazer então? O caminho é cada um apoiar o outro na sua própria batalha. A partir do momento que o marido entende que sua esposa trava uma balha com a insatisfação, ele precisa ajudá-la a identificar as verdadeiras raízes de insatisfação e trabalhar nelas. E não colocar-se mais na posição de vítima das reclamações da mulher. A esposa por sua vez, precisa entender que em suas mãos está fazer da sua casa um lugar de paz e entender que seu marido trava sim uma batalha e apoiá-lo a permanecer.

Finalmente e o mais importante, é colocar a Deus no meio da relação. Porque um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”, Eclesiastes 4: 12.

Oração: Senhor, eu quero vencer a batalha que existe em minha mente. Meu desejo é apoiar o meu conjuge a vencer a sua batalha também. Não permita senhor, que minha esposa e eu caiamos nas armadilhas que destroem os relacionamentos. Amém!

Versículo base: “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” (NVI) Colossenses 3: 13-14


Loading

Compartilhe:

2 de Comentarios

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *