O encontro de Nicodemos com Jesus
Na Bíblia, no capítulo 3 do livro de João, encontramos o relato do encontro entre Jesus e um dos líderes religiosos da época, chamado Nicodemos. Durante este encontro, Jesus explica a Nicodemos a importância de nascer de novo, para ver o reino de Deus. Em um principio, Nicodemos tem dificuldades para compreender o que Cristo queria dizer com “nascer de novo”. E inquieto, questiona, pede maiores detalhes, tem sede de aprender e entender. E logo, Jesus explica para ele, da forma mais simples possível, o plano de salvação, em um frase que tornou-se até os dias de hoje, a mais usada: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna,” João 3:16
E embora não encontremos na Bíblia detalhes sobre a vida de Nicodemos e uma plena confirmação de que ele tenha se convertido ao cristianismo, um relato particular no capítulo 19, dos versos 38 ao 40, nos faz pensar que o encontro com Jesus foi transformador na vida deste líder religioso. O relato é do momento em que José de Arimatéia pede a Pilatos o corpo de Jesus para sepultá-lo. Quem estava com ele? Nicodemos. E Nicodemos não apenas o estava acompanhando, como trouxe 34 kilos de uma mistura de mirra e aloés (verso 39), para os preparativos do corpo. “Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, juntamente com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento,” João 19:40.
Ora, Jesus havia sido morto a partir de um movimento provocado pelos líderes fariseus e Nicodemos era justamente um líder fariseu. Logo, lendo este relato, apenas posso concluir que Nicodemos não mais compartilhava das ideias de seus colegas. Ele estava ali, cuidando e sepultando o seu mestre, ansioso por ver o que estava por vir.
Meu amado irmão ou irmã, se você entrou na presença de Deus e de lá saiu igual a como entrou, você realmente não esteve lá. Ao estar com Cristo, somos transformados. Meu desafio a você é que busque a sua presença e seja transformado por Ele.
Oração: Senhor, meu desejo é ter um verdadeiro encontro contigo, porque sei, que deste encontro eu não sairei igual a como entrei. Amém!
Versículo base: Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. (NVI) João 3:14-17