Eram dois ou um endemoninhado gadareno?
Finalmente, eram dois ou um os endemoninhados gadarenos? Alguns dias atrás, escrevi sobre essa história que está registrada em 3 dos 4 evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas. No entanto, parece haver uma “contradição” entre o registro de Mateus e os dois registros de Lucas e Marcos. Isso se dá, porque Mateus fala que eram 2 os endemoninhados, enquanto que nos registros de Lucas e Marcos, é citado apenas um. Seria essa uma contradição, realmente?
Vejamos os registros:
Mateus 828 – “Quando ele chegou ao outro lado, à região dos gadarenos, foram ao seu encontro dois endemoninhados, que vinham dos sepulcros. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho.“
Marcos 5:2 – “Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro.” Lucas 8:27 – “Quando Jesus pisou em terra, foi ao encontro dele um endemoninhado daquela cidade. Fazia muito tempo que aquele homem não usava roupas, nem vivia em casa alguma, mas nos sepulcros.”
É importante entender, que ao citar apenas um endemoninhado, Marcos e Lucas em nenhum momento estão dizendo que era “apenas um“. Eles tão somente dão maior destaque a um deles, embora não sabemos o motivo disso. Por outro lado, dos 4 evangelistas, apenas Mateus e João foram discípulos de Jesus, e por isso, testemunhas oculares da maioria dos fatos, enquanto que Marcos e Lucas escreveram os seus evangelhos baseados no que lhes foi contado. No caso de Marcos, seus escritos muito possivelmente foram influenciados por Pedro e no caso de Lucas, acredita-se que Paulo teve grande influência nos textos. Logo, sabendo que Mateus possa ter sido uma testemunha ocular do fato, é mais fácil entender que ele tenha mais detalhes do que de fato aconteceu.
Finalmente, detalhes como esse são apenas mais uma clara evidência de que todos os relatos históricos da Bíblia de fato aconteceram. E porque digo isso? Porque se a Bíblia fosse um livro “inventado”, as suas possíveis “inconsistências” seriam corrigidas e alteradas por seus “inventores”. No entanto, podemos ver em várias oportunidades, um mesmo fato relatado desde o ponto de vista de diferentes pessoas e cada um registrando como percebeu o mesmo, sem a preocupação do “enganar” a ninguém.
A Bíblia é a verdade e tudo o que nela está registrada, de fato, aconteceu.
Oração: Senhor, obrigado porque posso crer que a Bíblia é palavra da verdade. Amém!
Versículo base: A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas. (NVI) Salmos 119:160