Posso fazer a minha parte

Posso fazer a minha parte

Como todos sabemos, vivemos em um planeta com recursos naturais escassos e limitados. Muito dos recursos do planeta estão em via de desparecer. O petróleo, o gás natural e o carvão, são apenas alguns deles. Mas talvez o mais crítico de todos é a água potável. Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas (18% da população mundial) não tem acesso a uma quantidade mínima de água para consumo. Estima-se que em 2050 (isso mesmo, não falta tanto assim), este número possa chegar a 75% da população mundial, sem acesso a água. E embora eu seja um pouco cético com dados tão alarmantes, entendo que é preciso ter cuidado.

O consumismo exagerado e sem cuidado é o maior inimigo dos recursos naturais do planeta. A indústria têxtil, por exemplo, é uma das mais prejudiciais e contaminantes para o meio ambiente, em especial pela emissão de gases, que provoca o chamado “efeito estufa”. No entanto, cada ano são fabricadas 100 bilhões de novas prendas de roupa. Essa produção tão elevada é estimulada por uma moda, que muda cada vez mais rápido.

Mas o que eu posso fazer? Eu posso fazer a MINHA parte. Eu posso não ser aquele que consome sem responsabilidade os recursos deste planeta. Posso também ensinar meus filhos a fazê-lo. Posso ainda ser um promotor do consumo responsável junto a meus amigos, familiares e colegas de trabalho. Preciso apenas lembrar que a terra foi me dada para que cuidasse: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo“, Gênesis 2:15.

Eu não vou responder pelo que a humanidade fez com o planeta. No entanto, vou sim responder pelo que EU fiz. E por mais insignificante que possa parecer, a MINHA parte eu devo fazer.

Oração: Senhor, fui colocado neste mundo para cuidar dele. Mostra-me Senhor onde tenho falhado. Amém!

Versículo base: O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. (NVI) Gênesis 2:15


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *