O telefone vermelho na Guerra Fria
O telefone vermelho foi uma linha direta de comunicação entre os governantes das duas maiores potencias bélicas do planeta na década de 60, USA e URSS, criada com o fim de evitar conflitos durante a Guerra Fria. A linha foi criada em 1963 e o objetivo era uma comunicação rápida entre os dois países, para amenizar diretamente as potenciais divergências. Por outro lado, cada governante deveria falar em seu próprio idioma, a fim de evitar que o uso de uma expressão não adequada em um idioma diferente fosse o estopim de um conflito. Assim, cada governante falaria em seu próprio idioma e um tradutor transmitira a mensagem do outro lado.
Acredito que muitos casamentos deveriam contar com um telefone vermelho. Um canal onde fosse possível estabelecer uma comunicação clara e direta a fim de solucionar conflitos, antes que se tornem muito maiores do que são. Infelizmente, no entanto, muitos casais preferem o silencio ou o que é pior, um ataque direto, antes mesmo de uma comunicação honesta e sincera em busca da paz.
Em Provérbios 17: 14 está escrito: “Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda.” Uma pequena brecha em um dique pode causar uma enorme tragédia. Mas não precisamos deixar a brecha abrir. Podemos resolver a questão antes. Com uma linha direta, uma linha de paz.
Oração: Senhor, eu quero ter uma comunicação clara e de paz com a minha esposa. Me ajuda Senhor a encontrar as palavras certas para resolver nossas divergências, antes que exista uma brecha no dique. Amém.
Versículo base: “Quem retribui o bem com o mal, jamais deixará de ter mal no seu lar. Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda.” (NVI) Provérbios 17: 13-14