A ignorância é uma benção?

Homem sentado em sofá, com um jornal tapando sua cabeça

Talvez você já tenha ouvido a frase: “a ignorância é uma benção“. Mas será mesmo?

A frase nasce do principio que, não saber, evita sofrimento. Por exemplo, não queremos saber que esse produto “made in china” que compramos tão barato na loja de R$ 1,99 foi fabricado por crianças escravas na China. Preferimos também não saber que crianças são abusadas sexualmente todos os dias, que há fome no mundo ou que existe trabalho escravo e exploração sexual de crianças, inclusive no Brasil.

Posso afirmar então que, de fato, o não saber evita sofrimento.

No entanto, não acredito que o propósito de Deus seja a nossa ignorância. Por isso, nas escrituras diz: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

Ainda sabendo que a verdade poderá me trazer sofrimento, eu escolho conhecer a verdade para lutar contra as injustiças desse mundo. Quero investigar o que acontece na China e evitar a compra destes produtos e incentivar pessoas próximas a mim a que também o façam. Quero contar ao mundo que muitas mulheres, meninas e meninos, são sequestrados todos os anos e estão nos vídeos de pornografia que muitos pagam por ver, incentivando a que novos sequestros aconteçam.

A verdade trará desconforto e tristeza. Mas me nego a pensar que a ignorância é uma benção.

Oração: Senhor, eu quero não apenas conhecer a verdade, mas ser instrumento para que os outros também a conheçam. Amém!

Versículo base: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (NVI) João 8:32


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *