Como resolver os conflitos na familia
Qualquer agrupação onde existam 2 ou mais pessoas, está sujeita a ter conflitos. E em uma família, os conflitos podem ser inclusive, mais frequentes, se considerada a quantidade de tempo que passa juntos e a diversidade de desafios que se interpõe. Os conflitos surgem desde as questões financeiras, educação dos filhos, metas profissionais e preferencias particulares.
Além de questões maiores como as citadas anteriormente, existem as pequenas coisas do dia a dia, que também geram conflito. Uma louça que não foi lavada, um copo de leite derramado ou a toalha deixada no chão do quarto, são exemplos de coisas que pequenas que podem trazer uma discussão e estragar o dia de alguém.
No entanto, nós podemos vencer todos estes conflitos. Está em nossas mãos a chave para vencer qualquer conflito na família. E quero trazer hoje aqui, 3 segredos para vencer os conflitos na família.
1. Identificando o verdadeiro inimigo
O verdadeiro inimigo não é o seu esposo, esposa ou o filho desobediente. Você não está lutando contra eles. O inimigo é Satanás. “Nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” Efésios 6:12. Os conflitos são armadilhas de Satanás e quando identificamos o verdadeiro inimigo, podemos lutar contra ele e vence-lo.
2. Não dando lugar ao diabo
“Não dêem lugar ao diabo”, Efésios 4:27. Nós damos lugar ao diabo na família, quando permitimos que o conflito se torne algo importante. Nós damos lugar ao diabo quando vamos dormir sem reconciliação, quando não pedimos perdão, quando não perdoamos e quando falamos coisas que vão ferir nosso familiar. O diabo apenas pode ficar na sua casa, se você der lugar a ele.
3. Seguindo o exemplo de Jesus
Nós temos o melhor de todos os exemplos, que é Jesus Cristo. Por isso, quando surja uma dificuldade, o primeiro pensamento que devemos ter é este: “O que faria Jesus em meu lugar?”. Ele não atirou pedras (João 8:7), Ele perdoou (Lucas 23:34), Ele orou (Lucas 6:12) e deu a sua vida pela sua esposa, a igreja (Efésios 5:25). E estes são apenas alguns dos poucos exemplos do que fez Cristo e que podemos seguir em nossa familia.
Eu tenho plena convicção de que, seguindo estes 3 passos, sua família será tudo aquilo que você sempre sonhou.
Oração: Senhor, quero identificar o verdadeiro inimigo da minha familia, não dar lugar a ele e seguir o teu exemplo. Assim, terei a família que sempre sonhei. Amém!
Versículo base: Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. (NVI) Tiago 1:22